Tuyo desembarca em Maceió e conta detalhes sobre turnê e novo álbum

A banda fará show em Maceió, no Carambola Lab, neste sábado, 16, a partir das 20h

 

Por Carol Amorim

Neste sábado, 16, a partir das 20h, a turnê acústica da banda Tuyo desembarca em Maceió, no Carambola Lab, localizado no bairro Jaraguá. E, assim como a volta da banda a terras alagoanas, retornei ao meu espaço garantido no site da Revista Alagoana para falar mais sobre música.

E, para marcar esse retorno juntamente a banda Tuyo, entrevistei o trio curitibano sobre a turnê do EP Tuyo Acústico, que inspirou a série de shows que a banda está realizando nesse formato e também sobre o novo álbum da banda, Paisagem, que tem estreia marcada para o dia 4 abril.

A seguir, confira o bate-papo que tive com Lio, Lay e Machado e na sequência, conheça também a estreia do tópico de indicações musicais “Melhor de Três Plays”, que será lançado a cada postagem nesta coluna. 

Carol (Revista Alagoana) –  Como surgiu a ideia da turnê acústica e de fazerem essa temporada de shows nesse formato e no Nordeste? E, é um formato que vocês desejam aderir novamente, em outro momento?

Lio – 4 meses atrás, em novembro do ano passado, lançamos um trabalho bastante delicado, um EP que preserva nossa intimidade com o violão. Essa turnê é justamente a desse EP, o Tuyo Acústico. Fizemos esse espetáculo em São Paulo, João Pessoa, Curitiba, Rio de Janeiro, mas ainda faltam muitos lugares pra gente viver esse show, um dos nossos favoritos. É uma turnê que segue em andamento por ser bastante difícil de encerrar…

Quem é que não gosta de passar horas e horas com o violão na mão, né? Também acabamos aproveitando para experimentar novas canções, testar coisas, entender novas composições ao vivo. Bastante gostoso.

Carol (Revista Alagoana) – Qual é a música favorita de cada um do EP Acústico e por quê? Elas serão tocadas no show?

Lio – ‘Eu Vejo o Futuro’, porque fala sobre um sentimento que experimentei poucas vezes na vida, esse da segurança de um amor correspondido. Vamos tocar com certeza, entregar pro público a possibilidade de um amor tranquilo, de um momento de carinho.

Lay – ‘Tudo Volta’, porque eu gosto de músicas que cobram com gentileza :).

Machado – Tô amando tocar ‘Eu Vejo o Futuro’, traz calma e acho muito bonita. Elas têm sido tocadas nos acústicos!

Carol (Revista Alagoana) – Sobre o novo álbum, notei que as novas músicas lançadas tem uma proposta diferente do EP, o que os fãs podem esperar desse novo registro e quais foram as influências desse novo material?

Lio – Sim, o EP tem essa proposta de ser acústico e o disco de estúdio vai contemplar toda a nossa pesquisa, envolvendo outros aspectos da música que fazemos. ‘Paisagem’ é um disco que passeia por alguns gêneros fundamentais da música eletrônica negra e é fruto de mais de um ano de pesquisa nesse encontro entre hyperpop, jersey, xote e soul.

Carol (Revista Alagoana) – As músicas de vocês têm frases bem potentes e marcantes, tem alguma que possa representar o momento atual da banda ou o momento de cada um de vocês?

Lio – Acho que a obra como um todo fala sobre método. O nosso método é justamente desachatar, trazer profundidade para questões da existência. Não sei se é possível tirar de uma música uma sentença que nos resuma, já que a nossa atividade é meio na contramão dos resumos, da rápida leitura. Acredito que talvez a canção que mais simbolize esse momento seja ‘Paisagem’, que fala sobre contemplação no seu estado mais direto.

Carol (Revista Alagoana) – Imagino que a colaboração com Luedji Luna foi um sonho realizado dos três. Qual outra colaboração é o sonho da banda?

Lio – Sim, desde que nos tornamos amigos ficou no coração uma vontade de trabalharmos os 4 juntos. Também temos vontade de ver isso se concretizar com outros amigos, [como] Emicida, Liniker, Tássia, nossos contemporâneos mais amados.

Melhor de três plays:

  1. E para continuar no clima da passagem de Tuyo porMaceió, vale conferir as músicas do trio. E a minha indicação será o som recém-lançado chamado ‘Infinita’, música que fala sobre coragem e aceitação de mudanças.‘Infinita’ fará parte do álbum ‘Paisagem’ e já se tornou uma das minhas músicas favoritas da banda.
  2. Outra música que vale conhecer é‘Solar’, da banda paulistana Viratempo. Conheci o grupo no final do ano passado e fiquei viciada não apenas nessa música, como no álbum que contém a faixa, o ‘Cidade Tropical Pensamento’, lançado no ano passado.
  3. E a terceira dica deste post é‘Throught the night’, faixa super gostosa lançada ano passado pela cantora americana de R&B Maeta, que carrega influências como Beyoncé e Alicia Keys. Vale o play!

Últimas notícias

Inscreva-se para sempre receber as nossas novidades

Comente o que achou: