Primeiro episódio é lançado e se passa na foz Rio Manguaba destacando o ofício de balseiro, o folguedo cambindas e as doceiras de tulipas de jaca através do projeto Crôa
Com o intuito de implementar ações de pesquisa e salvaguarda, valorizar e difundir o patrimônio cultural do Litoral Norte de Alagoas, através de depoimentos documentais das pessoas inseridas no território, o projeto Crôa lança nesta quinta-feira, 28, seu primeiro episódio, com foco nas expressões culturais da foz do Rio Manguaba.
No episódio de estreia, as pessoas conhecerão um pouco melhor as histórias do sr. Chico, último balseiro vivo da velha guarda, Mestre Nô, responsável pelo folguedo Cambindas, único em atividade em todo o estado, e patrimônio vivo de Alagoas, além de Dona Ione e Dona Lela, doceiras do tradicional doce de jaca – fruta em abundância na região – também conhecido de Tulipa de Jaca, por causa de seu formato na finalização. O resultado do produto audiovisual é uma verdadeira imersão nos saberes da comunidade, por vezes, ofuscada pelo turismo em massa na região, em busca de suas paradisíacas praias.
“Nos últimos anos, o Litoral Norte vem passando por um processo de gentrificação e exploração desenfreada dos recursos da região e isso gera um impacto direto na identidade local. Somado a isso, muitas pessoas da minha
comunidade – que detinham saberes tradicionais – faleceram em decorrência da pandemia do COVID-19. Esses dois aspectos me fizeram perceber que a memória local precisa se manter viva, e o Projeto Crôa servirá de apoio para que as gerações mais novas do Litoral Norte de Alagoas tenham acesso às histórias da sua própria comunidade e da sua identidade”, observa Vinícius Rudney, idealizador do projeto.
Além deste episódio inicial, estão previstos mais 3 novos vídeos que complementarão a série no Youtube, que poderão ser acessados por qualquer pessoa e exibidos em espaços, como escolas e universidades públicas e privadas.
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
SOBRE O IDEALIZADOR
É graduando em Direito pela Universidade Federal de Alagoas. Escritor, pesquisador, produtor cultural, sua atuação dentro do setor cultural vem desde 2017 e, no viés socioambiental desde os 09 anos de idade, participando de projetos socioambientais dentro de municípios de Alagoas, incluindo a coordenação do Projeto Jovens Protagonistas da Costa dos Corais (ICMBio), programa voltado para formação socioambiental, política e cultural de jovens na Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais.