Segundo episódio destaca a técnica feita à mão que é Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas, através de depoimentos de duas rendeiras da Associação das Artesãs de Singeleza e Bordados de Paripueira
Com o intuito de implementar ações de pesquisa e salvaguarda, valorizar e difundir o patrimônio cultural do Litoral Norte de Alagoas, através de depoimentos documentais das pessoas inseridas no território, o projeto Crôa publica hoje, 02, seu segundo episódio, com foco na renda singeleza em Paripueira.
Neste novo episódio, as pessoas conhecerão um pouco melhor as histórias da Mestra Jeane Valentim, fundadora e idealizadora da ARTECER – Associação das Artesãs de Singeleza e Bordados de Paripueira, e Cícera Rodrigues, artesã que aprendera muito do que sabe com Jeane e, até mesmo, através de um sonho emocionante. O resultado do produto audiovisual é uma verdadeiro relato de como a renda singeleza tem impactado vidas e a economia da pequena cidade na região metropolitana de Maceió.
“Contar histórias do Litoral Norte através de uma perspectiva da própria comunidade foi uma experiência enriquecedora” destaca o idealizador da série documental, Vinícius Rudney, e complementa “eu reafirmo o papel do Crôa como um espaço de encontro, preservação e celebração da cultura popular, dando visibilidade às pessoas e trazendo uma visão mais humana atrelada aos fazeres culturais/ofícios praticado nas comunidades”.
Além deste episódio e o de estreia, publicado em agosto, estão previstos mais 2 novos vídeos que complementarão a série no Youtube, que poderão ser acessados por qualquer pessoa e exibidos em espaços, como escolas e universidades públicas e privadas.
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
SOBRE O IDEALIZADOR
É graduando em Direito pela Universidade Federal de Alagoas. Escritor, pesquisador, produtor cultural, sua atuação dentro do setor cultural vem desde 2017 e, no viés socioambiental desde os 09 anos de idade, participando de projetos socioambientais dentro de municípios de Alagoas, incluindo a coordenação do Projeto Jovens Protagonistas da Costa dos Corais (ICMBio), programa voltado para formação socioambiental, política e cultural de jovens na Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais