Artesanato alagoano ganha destaque internacional na Paris Designer Week 2025

O artesanato de Alagoas já ocupa espaço de prestígio na Paris Designer Week 2025, que segue até o dia 8 de setembro na capital francesa. A participação marca um passo decisivo no processo de internacionalização do programa Alagoas Feita à Mão, com a presença de 23 artesãos de 11 município alagoanos e mais de 120 obras em exposição.

 

Mais do que exibir peças, a iniciativa busca inserir o artesanato alagoano em um circuito estratégico da economia criativa global, aproximando mestres e designers populares de um público formado por compradores, colecionadores e curadores internacionais.

Entre os destaques da programação estão a mostra “Héritage Culturel et Savoir-Faire”, a exposição “CABOCO + ALAGOAS FEITA À MÃO” e a participação na feira Maison & Objet, um dos principais eventos do setor no mundo. Além disso, na Mostra Amuleto, promovida pela Apex-Brasil, o mestre Salvinho, da Ilha do Ferro, apresenta esculturas inspiradas no Rio São Francisco, enquanto a ceramista Aline Angeli integra o grupo de 30 designers brasileiros selecionados para exibir trabalhos autorais.

“Estou entre os 30 designers brasileiros que foram selecionados pela Apex Brasil para a Mostra Amuleto, que está sendo montada na feira Maison & Objet, uma das mais importantes do setor. E dessa vez a alegria foi dupla, porque quando eu fui contar a novidade da minha participação individual, eu soube que o Estado também estava fazendo investimento para expor na feira o trabalho de vários outros artistas do programa Alagoas Feita à Mão. Fico feliz por ver a arte e a cultura sendo reconhecidas por sua importância na economia criativa”, afirma Aline.

Criado em 2015, o Alagoas Feita à Mão consolidou-se como política pública estruturada de valorização do artesanato, transformando tradição em ativo cultural e econômico. Agora, ao ocupar vitrines internacionais, o programa reafirma o potencial do artesanato como embaixador da cultura alagoana no mundo.

Últimas notícias

Inscreva-se para sempre receber as nossas novidades

Comente o que achou: