Tendo como temática colorismo, miscigenação, questões étnico-raciais e racismo no Brasil, a exposição “Memórias do Inconsciente”, do artista palmarino Jhonyson Nobre, segue em cartaz até dezembro na Galeria de Artes do Sesc Arapiraca. Feita a partir de narrativas familiares, cores e símbolos reconhecíveis, o artista pretende criar um ambiente onde o público se sinta próximo dos assuntos e, assim, possa discutir questões que muitas vezes são silenciadas.
“Em Memórias do Inconsciente apresento pinturas, instalações e esculturas que dão corpo a uma pesquisa sobre memórias cotidianas e familiares. São lembranças que ajudam a contar a história de um Brasil que se diz “profundo”, mas que na verdade está à superfície — e também de um inconsciente individual e coletivo, esse lugar menos acessível que normalmente alcançamos pela palavra, pela terapia, e aqui é mediado pela imagem.”, conta o artista.
Essa é a segunda cidade a receber a exposição de Jhonyson. A primeira foi sua cidade natal, União dos Palmares. “Sempre senti de perto o quanto o acesso à cultura pode ser limitado, mesmo em cidades historicamente tão ricas como a minha. Apesar da força cultural de União, muitas vezes não temos acesso a artistas de outros lugares, e até mesmo aos artistas da própria cidade, por falta de incentivo e estrutura. Por isso foi tão significativo realizar Memórias do Inconsciente primeiro em União: foi uma forma de devolver ao meu lugar de origem aquilo que, durante muito tempo, me faltou enquanto público.”, comenta.
Levar agora a segunda apresentação da exposição para outro interior, Arapiraca, reforça essa escolha. “Arapiraca é um polo criativo importante, com artistas das artes visuais, do cinema e da música, além de equipamentos como o Sesc e sua galeria, que é um importante espaço para acolher trabalhos como este. Fazer essa circulação no interior é, para mim, ampliar e democratizar o acesso à arte contemporânea.”, finaliza Jhonyson.
SERVIÇO
O que? Exposição “Memórias do Inconsciente”, do artista Jhonyson Nobre
Onde? Galeria de Arte do Sesc Arapiraca (R. Manoel Francisco Cazuza, s/nº – Santa Edwiges, Arapiraca – AL)
Visitação: Segunda à sexta, de 8h às 12h e das 13h às 17h.