Evento celebra reconhecimento estadual e faz uma homenagem à mestra Lucimar Alves da Costa e à deputada Fátima Canuto
Por Assessoria
Quando as luzes da Quarta-feira de Cinzas se apagam para a maioria, o coração da cultura popular alagoana ganha um novo fôlego. A Ressaca da FOCUARTE 2026 consolida-se este ano não apenas como uma festa de encerramento do ciclo carnavalesco, mas como a celebração de um novo status: o reconhecimento definitivo da Federação como Patrimônio Cultural e Imaterial de Alagoas, sancionado por lei no início deste ano. O evento, que chega à sua 4ª edição, acontece no próximo dia 28 a partir das 14h e promete transformar as ruas do bairro do Prado, em Maceió, em um corredor de cores, sons e devoção às raízes de Alagoas homenageando duas figuras ilustres do estado, a deputada Fátima Canuto e a mestra Lucimar Alves da Costa – patrimônio vivo de Alagoas.
Sob a batuta do Mestre João Lemos e da diretoria da FOCUARTE, o cortejo deste ano traz um significado especial. Após o Carnaval oficial de Maceió — um dos mais procurados do Brasil em 2026 — a “Ressaca” funciona como o momento em que os verdadeiros detentores do saber, entre mestres de coco, guerreiro, pastoril e artesãos, celebram a sobrevivência de suas artes.
“A Ressaca sempre é o momento da gente se confraternizar e agradecer pelas conquistas do ano que passou, é sobretudo, o encontro maior para a folgança dos nossos mestres e artesãos. É um lindo desembesto organizado que reúne todo mundo para brincar ainda carnaval e homenagear quem merece”, destaca. “Homenagear Fátima e Lucimar é celebrar a mão que escreve as leis e a mão que borda a nossa história através dos cantos e da dança da Chegança. Ambas são fundamentais para que a FOCUARTE continue sua missão de proteger a alma de Alagoas”, destaca a diretoria da Federação.
A tradicional Orquestra de Frevo Santa Cecília de Marechal Deodoro e o grupo Flor da Serra de Chã Preta lideram o frevo, garantindo que ninguém fique parado durante o percurso de aproximadamente 1 km. A concentração ocorre na sede da entidade, no Prado, seguindo por 09 (nove) ruas em um desfile que mistura o som dos metais com o colorido dos figurinos tradicionais.
A Ressaca de 2026 também serve como prestação de contas festiva. Recentemente declarada Pontão de Cultura pelo Ministério da Cultura (MinC), a FOCUARTE aproveita o evento para celebrar a interiorização de suas ações, que já percorreram mais de 10 mil quilômetros em Alagoas, fortalecendo a economia criativa de dezenas de municípios. “A Ressaca não é o fim, é o anúncio de que nossa cultura resiste o ano inteiro. Em 2026, celebramos nossa história como patrimônio cultural e imaterial desta terra, além de homenagear duas mulheres ilustres do nosso povo”, afirma a organização.
Nossas Homenageadas!
A Voz da Cultura no Legislativo: Fátima Canuto
A homenagem à deputada Fátima Canuto ocorre em um momento histórico. Foi por meio de sua atuação e sensibilidade política que a FOCUARTE foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Alagoas (Lei Estadual nº 9.792/2026). A parlamentar tem sido a principal articuladora na Assembleia Legislativa para garantir que as manifestações populares — do Litoral ao Sertão — tenham visibilidade e recursos. Através do seu apoio a “caravana da cultura” da FOCUARTE chegasse em novos municípios, fortalecendo a rede de proteção aos mestres, brincantes e artesãos.
A Guardiã do Saber: Mestra Lucimar Alves da Costa
No outro lado dessa celebração está o coração pulsante da tradição: a Mestra Lucimar. Representando o elo ancestral, ela é uma das vozes mais respeitadas na preservação da Chegança e das culturas populares do estado. Conhecida por sua liderança e pela generosidade em transmitir seus conhecimentos às novas gerações, Mestra Lucimar personifica o conceito de “Patrimônio Vivo”, especialmente na cidade de Coqueiro Seco, região metropolitana de Maceió. Receber essa homenagem durante a Ressaca da FOCUARTE coloca a figura da mulher mestra em destaque, reforçando que a cultura alagoana é, em sua essência, matriarcal e resiliente.
Como já é tradição, o evento mantém seu caráter social e inclusivo: os abadás, podem ser adquiridos através da troca por 01 kg de alimento não perecível através do contato: (82) 9.8833-9866 – Neide Sousa. A Ressaca conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Maceió.
Serviço:
4ª Ressaca da FOCUARTE!
Data: 28/02/2026
Horário: 14h às 17h.
Local: Sede da Focuarte, Prado. Maceió – AL.
Entrada: Gratuita