Editorial: Revista Alagoana, 5 anos

Em 2025, quando completamos 5 anos, vamos fortalecer ainda mais os laços com a comunidade que nos trouxe até aqui, com novas possibilidades de crescer juntos

Quem ama cinema no Brasil sabe que quinta-feira é dia de renovação nas salas de cinema, com estreias e a manutenção dos filmes que bombaram. A ideia para os nossos 5 anos é parecida: vamos trazer novidades, mas sem perder o que deu certo e o que ainda precisa de ajustes para atender a você, nossa audiência.

No ano passado, a gente focou bastante em melhorar e desenvolver nossos projetos, como as produções audiovisuais que ficam prontas antes de ir pro ar. Um desses projetos foi o “Fala, Alagoana!”, um quadro disponível no YouTube que, graças à mentoria do programa Startups Lab Brasil 2024 – parceria do Google Brasil com o Echos Desirable Futures – nos colocou como uma das três finalistas do programa e a única no pódio entre as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Isso garantiu até um aporte financeiro pra gente.

E não só isso, o nosso site, que você está acessando agora, foi totalmente reformulado há um ano, pra garantir uma navegação mais fácil e melhorar a visualização dos conteúdos. Agora, em 2025, com a tecnologia crescendo a passos largos, principalmente com a Inteligência Artificial, seguimos apostando nas relações humanas e na participação de vocês. Claro que a IA tem seu valor, mas nosso compromisso é usar essas tecnologias de forma responsável, sem perder o que nos torna humanos.

Por isso, vamos ampliar nossa equipe com vagas de estágio e criar um banco de dados de freelancers. Essas são algumas das apostas de uma equipe corajosa que quer fazer um jornalismo independente de qualidade, buscando sempre se reinventar pra não só sobreviver, mas para trazer novas perspectivas.

Também vamos formar novas parcerias estratégicas, porque são 102 cidades em Alagoas que a gente cobre. Estamos em contato com o projeto Agentes Territoriais de Cultura, que integra o Programa Nacional dos Comitês de Cultura. A ideia é criar redes em todo o estado para ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, fortalecendo a democracia e a participação popular.

 

Em 2025, queremos continuar estreitando laços com quem já conhecemos, enquanto buscamos novas histórias pra contar sobre Alagoas e seu povo. E aí, você topa essa jornada com a gente?

Os 5 anos da Revista Alagoana só existem porque andamos juntos pela cultura alagoana até aqui!

Nem o nosso site oficial que hospeda o texto que você lê neste momento, escapou as mudanças, que precisou renascer do zero há exato um ano, para garantir uma melhor usabilidade e visualização dos conteúdos jornalísticos, publicitários e suas respectivas métricas.

Como uma mídia jovem, feita por jovens, a gente acredita que uma das formas de retribuir as oportunidades que tivemos é multiplicando conhecimentos. Isso é o que fazemos, por exemplo, quando palestramos na aula de Jornalismo e Realidade Regional da UFMA, campus Imperatriz, ou quando damos voz a artistas, especialmente a juventude que busca ser ouvida no quadro “Salvaguardar é coisa alagoana”, que nos levou desde a aldeia Mãe Serra do Capela, em Palmeira dos Índios, até o bairro Vergel do Lago, em Maceió.

Além disso, participamos ativamente no IPCI – Inventário do Patrimônio Cultural Imaterial de Maceió, atuando contra o crime socioambiental provocado pela Braskem, que está apagando a cultura e a religiosidade dos bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro, e partes do Bom Parto e Farol.

No final de 2024, fomos aprovados na primeira fase do programa Startups Nordeste Alagoas, o que nos ajudou a amadurecer profissionalmente. Agora, temos um catálogo de serviços comerciais que vai facilitar pra você, nossa audiência, entender como pode impulsionar sua marca ou nome junto com o jornalismo cultural independente que você já conhece.

Últimas notícias

Inscreva-se para sempre receber as nossas novidades

Comente o que achou: