Encontro online apresenta trajetória dos agentes culturais em Alagoas à população

Encontro virtual reúne agentes, gestores e fazedores de cultura para discutir a atuação dos ATCs e o fortalecimento das políticas culturais em Alagoas

Por Assessoria

Acontece em formato virtual, na próxima quinta-feira, 29 de janeiro, às 9h, o encontro de apresentação e partilha sobre as trajetórias e o papel dos Agentes Territoriais de Cultura (ATCs) em Alagoas, destacando sua importância no campo cultural e social.

Falar sobre cultura é também reafirmar a força das conexões e da coletividade. Do Território às Políticas Culturais: Trajetórias dos Agentes Territoriais em Alagoas propõe lançar luz sobre a atuação dos ATCs – essa “ponta” fundamental que atua nas regiões como linha de frente do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC).

O encontro destaca as experiências vividas nos territórios, os caminhos percorridos e as conquistas alcançadas a partir de parcerias e apoios de diferentes frentes, que se mostram essenciais para o fortalecimento e a ampliação do setor artístico e cultural no estado.

Considerando a relevância das conexões, a participação de gestores, instituições, fazedores e fazedoras de arte e cultura, além da sociedade civil, é de suma importância para o encontro.

Para entender o PNCC e o papel dos ATCs

A retomada das políticas públicas de cultura, com a reconstrução do Ministério da Cultura (MinC), partiu de um compromisso central do Governo Federal: o resgate do diálogo com os movimentos sociais, organizações da sociedade civil e representações populares, reconhecendo a participação social como elemento essencial de todo o processo.

É nesse contexto que surge o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), instituído pela Portaria MinC nº 64, de 28 de setembro de 2023. O Programa tem como objetivo ampliar os instrumentos da democracia participativa direta e promover as diversas formas de conhecimento sociocultural em todas as regiões e territórios do Brasil.

O principal objetivo do PNCC é ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, fortalecendo a democracia e a participação cidadã, além de contribuir para a compreensão da cultura como um direito. Para isso, o Programa atua também no fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Entre suas ações estão a mobilização social, a formação em direitos e políticas culturais, o apoio à elaboração de projetos e parcerias, a comunicação social e a difusão de informações sobre políticas culturais.

Para alcançar essas metas, o PNCC parte do princípio da nacionalização da política pública, articulando estratégias que envolvem os Comitês de Cultura e os Agentes Territoriais de Cultura, espalhados por todo o país.

Esses agentes têm papel fundamental tanto na divulgação das ações do Ministério da Cultura nos territórios quanto no encaminhamento das demandas locais ao Governo Federal. Além disso, essas redes são responsáveis por levar processos formativos aos fazedores e fazedoras de cultura.

Essas formações acontecem por meio dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), promovidos pelos Institutos Federais de Educação integrantes do PNCC nas cinco regiões do país: Instituto Federal do Pará (IFPA), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Instituto Federal de Goiás (IFG), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).

A participação no encontro acontece por meio do link:
https://meet.google.com/nwm-whxd-ejg

O link também está disponível no perfil oficial dos Agentes Territoriais de Cultura de Alagoas, no Instagram: @agentesculturais.al.

SERVIÇO

Do território à política cultural: Trajetórias dos Agentes Territoriais de Alagoas
Data: 29/01/2026 (quinta-feira)
Horário: 9h
Local: Online
Link: https://meet.google.com/nwm-whxd-ejg

Últimas notícias

Inscreva-se para sempre receber as nossas novidades

Comente o que achou: