Estudante de Jornalismo da Ufal é uma das vencedoras da Academia LED da Globo e representará AL no RJ

Madu Cardoso foi uma das 10 vencedoras do Edital Luz na Educação (LED) e foi a única representante do estado de Alagoas

A estudante Madu Cardoso, do curso de Jornalismo na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), é uma das vencedoras do 2º edital da Academia LED — Jornalismo Globo na Universidade. Essa iniciativa veio da Globo, junto com a Fundação Roberto Marinho, vinculada ao Movimento LED – Luz na Educação, e o tema lançado na edição de 2025 foi “Inovação nas cidades: onde o Nordeste se reinventa”.

Maria Eduarda Cardoso Santos foi uma das quatro selecionadas de Alagoas entre as mais de 200 inscrições dos nove estados do Nordeste, e acabou por fim sendo a única alagoana vencedora do edital. A vitória dela é grande não somente para ela, mas também para todo o estado, pois ela está levando pelo Brasil afora uma história importantíssima: a reinvenção das marisqueiras após o trágico afundamento do solo da lagoa Mundaú, causados pela mineradora da Braskem.

“O crime da Braskem é o maior desastre ambiental em curso no mundo e tá aqui, bem debaixo dos nossos pés. Poder levar essa história a uma visibilidade nacional é muito significativo, não só pra mim, mas pra uma comunidade inteira.” disse Madu, sobre a importância da pauta levada por ela. Ressaltou ainda sobre o quão emocionada está de representar seu estado Brasil afora. “O curso de jornalismo da Ufal é o único do estado, então representar essa instituição tão importante pra Alagoas na Globo é demais pra mim, e pra muito além da educação, é sobre valorizar histórias locais.”

A reportagem produzida por Madu não focou somente no momento de crise em Maceió, ela vai muito além. Cardoso investigou como o coletivo das marisqueiras consegue ser forte para se recriar e gerar soluções rápidas e inteligentes, através da criação da moeda social delas: o Sururote. Essa história é importante e merece ser levada a âmbito nacional, revelando como as comunidades atingidas pelo desastre socioambiental vêm reconstruindo seu modo de vida e também fortalecendo a economia local.

Madu e os outros nove vencedores do edital receberão R$ 10 mil para produzir suas matérias, e também participarão de uma oportunidade exclusiva na redação da Globo, com mentorias conduzidas por profissionais da emissora, além de dias de interação com as afiliadas locais, podendo aumentar seu repertório prático e aprender ainda mais do que já sabem. A conquista de Madu Cardoso representa um marco histórico para o jornalismo de Alagoas, ao dar voz a uma pauta socialmente relevante, que reflete a resiliência e a inovação de um povo nordestino, perfeitamente como o tema proposto.

“Tô me sentindo nas nuvens! Acho que o sonho de qualquer estudante de Jornalismo é chegar na maior emissora do país. Poder estar tendo essa oportunidade aos 19 anos, falando sobre o meu estado, e conhecendo pessoas incríveis é maravilhoso!” revelou, animada.

Últimas notícias

Inscreva-se para sempre receber as nossas novidades

Comente o que achou: