Inventário do Patrimônio Cultural Imaterial, IPCI Maceió, foi construído ao longo dos últimos meses com a participação de residentes e ex-moradores dos 05 bairros da capital afetados
A FUNDEPES/UFAL convida toda comunidade interessada nos resultados do Inventário do Patrimônio Cultural Imaterial – IPCI Maceió, para um encontro presencial no sábado, dia 05, das 14h às 18h, no bairro do Jaraguá, em Maceió, para um momento fundamental para discutir os resultados parciais do projeto de pesquisa e construir, de forma coletiva, estratégias para preservar os saberes, tradições e memórias dos bairros de Bebedouro, Bom Parto, Pinheiro, Mutange e Farol.
Para garantir o conforto e a segurança de todo mundo, as vagas são limitadas a 100 participantes. Clique aqui para se inscrever através deste link.
A Revista Alagoana já escreveu sobre este projeto numa matéria do ano passado, para informar e conscientizar da importância deste mecanismo de pesquisa respaldado pelo IPHAN e gerido Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (FUNDEPES) atendendo as exigências indicadas no Termo de Acordo Socioambiental entre a Braskem e os Ministérios Públicos Federal e do Estad o de Alagoas.
Depois de avançar e concluir etapas importantes com a comunidade afetada, para a efetividade do Inventário Participativo, como na aplicação de formulários e entrevistas audiovisuais, é chegado o momento da mobilização coletiva que discutirá as ações de salvaguarda sugeridas pelos próprios protagonistas: quem materializou e vivenciou as riquezas culturais dentro desses territórios, já parcial ou totalmente descaracterizados dos tempos de efervescência cultural.
Mobilizemo-nos enquanto podemos fazer alguma coisa para que o tesouro imaterial dessas localidades jamais caiam em esquecimento total!
SERVIÇO
Onde: Centro de Inovação – Rua Melo Póvoas, 110, Jaraguá
Quando: Sábado, dia 05
Horário: Das 14h às 18h
É necessário se inscrever para participar: https://forms.gle/2JZRZVsyqqTuNin4A