O evento acontece no Quilombo Poços do Lunga, em Taquarana, há mais de 200 anos
Na sexta-feira, 15 de agosto, acontece a bicentenária Festa de Meado de Agosto na comunidade Quilombo Lunga, em Taquarana, reunindo fazedores, fazedoras e convidados especiais para celebrar a colheita de resistência e ancestralidade do povo quilombola do Rio Lunga.
A edição de 2025 tem como tema a Unificação e Troca de saberes entre as Comunidades Quilombolas de Alagoas, com mediação da mesa da abertura por As Dandaras – Coordenação Feminina Quilombolas de Alagoas. Neste ano, a homenagem acontece através de suas recentes partidas, como forma de reverenciar os mais antigos, ou seja, os sábios da comunidade numa prática ancestral de pertecimento e preocupação com o amanhã.
O Território Lunga se enche de felicidade em receber a todos e todas para mais uma edição do Festiva do Meado de Agosto. O Quilombo Lunga é o 1° Ponto de Cultura de Taquarana e traz também Oficinas de Graffiti, Cinema Intinerante Quilombola, Exposição de Kalungas da Mestra Cistina na Casa da Memória Mestra Firmina, sua bisavó, e muito mais. A programação completa segue abaixo e em nossas redes.
PROGRAMAÇÃO:
13 e 14 /08 OFICINA DE HIP-HOP: GRAFFITI E MEMORIA DOS POVOS COM Junior Brown e Inxame
PROGRAMAÇÃO 14/08
08: 00 AÇÕES DE SAÚDE DO MUNICIPIO
17:00 LANÇAMENTO DO LIVRO Das Raízes às Folhas do Umbuzeiro – Histórias do Quilombo Lunga contada pelo Umbuzeiro
18:00 POESIA E CORDEL – Vitória Paixão
19:00 CINE QUILOMBO INTINERANTE DE TAQUARANA EDIÇÃO FESTA DO MEADO COM MEDIAÇÃO de João Igor Marcena. Serão exibidos: CARTAS PARA TIA MARCELINA – Dir. João Igor Marcena, CAJÁ DOS NEGROS – Dir. Israel Oliveira e FEIRA DE IBATEGUARA – Dir. Luana Verçulino
PROGRAMAÇÃO 15/08
07:00 RITUAL CATIÇO PALÁCIO DE OGUM NO RIO LUNGA
10:00 RODA DE DIÁLOGOS – A UNIFICAÇÃO E TROCA DE SABERES DOS QUILOMBOS DE ALAGOAS – MEDIAÇÃO AS DANDARAS
12:00 TERÇO E PROCISSÃO
13:00 LEILÃO
14:00 APRESENTAÇÕES DO PALCO ▪️EJA 60+ Quilombo Lunga – Taquarana ▪️As Dandaras Raízes do Quilombo – Quilombo Ribeira – Jacaré dos Homens ▪️Reisado Mestre Gerson – Quilombo Tabacaria – Palmeira dos Índios ▪️Grupo Brilho de uma Raça – Quilombo Carrasco – Arapiraca ▪️Grupo Pau e Lata – Ribeira – Palmeira dos Índios ▪️Mestra Pastora e Boi Pérola da Santa Rita – Marechal Deodoro ▪️Banda Afro Odara – Atalaia ▪️Batuque Mundaú – Vergel do Lago Maceió ▪️Dj Killi Roots/ Myrra/ Mc Malok e Negra Lia -Set Reggae em todo intervalo ▪️Banda Oxi Roots – Delmiro Gouveia ▪️Coco com Fagner Dubrown e Marvin Silva ▪️Banda Arte Divina – Maceió ▪️Carlos Teclas – Quilombo Mameluco – Taquarana ▪️Jovens e Crianças Quilombolas Mameluco, Poços do Lunga de Taquarana e Serra Verde em Igaci – Insituto Bico de Fulô – Maculelê, Forropoeira, Puxada de Rede Projeto
SOBRE O EVENTO
Projeto executado com recurso da PNAB estadual edital de Povos tradicionais através da Secult/AL, PNAB do município de Taquarana através da Secult de Taquarana e recursos do Projeto Memória e Produção em Territórios Culturais AL conforme Termo de Fomento de nº 961409/2024 – celebrado com o Ministério da Cultura e Instituto Quintal Cultural através do gabinete do Deputado Federal Paulão.
Realização Ponto de Cultura Quilombo Lunga
Coordenação Geral Tonha do Espírito Santo
Coordenação de Produção e Comunicação Keka Rabelo
Direção Artística Instituto Bico de Fulô
Laboratório de Memória e Comunicação UFAL – Projeto Bureau de Comunicação