Arte e diálogo são as palavras que descrevem o Festival Novo Quilombo, evento que acontecerá nos dias 23 e 24 de março na Ocupação Tereza de Benguela e promete movimentar a cena cultural da parte alta da capital alagoana. O festival que será organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e pelo grupo Guerrilha Poética, tem como objetivo reunir a população para participar das atividades que envolvem poesia, música, exposição de arte, oficinas, dança e conversa. Para entrar, basta doar 1kg de alimento – destinado para a cozinha comunitária – ou 1 livro para a Biblioteca Paulo Freire.
No sábado (23), a programação inicia às 15h com um sarau, em homenagem às mulheres neste mês de março. Esse espaço é significativo para a expressão através da declamação de poesias, proporcionando uma troca de experiências de maneira acolhedora. Com mediação de Érika Santos, representante da Livraria Novo Jardim.
Ainda no dia 23, teremos uma roda de conversa sobre arte e cultura na periferia às 16h, conectando a proposta do evento. Os participantes vão discutir a relevância do incentivo artístico nos locais marginalizados, os desafios enfrentados e destacar a cultura como forma de resistência.
E quando falamos de festival, não pode faltar música! Pensando nisso, com a colaboração do grupo Guerrilha Poética na organização, uma batalha de rap às 17h30 será aberta ao público com o tema “batalha de conhecimento”. Sendo o rap um modo de fazer arte por meio de críticas sociais, esse momento é dedicado à reflexão sobre as realidades das comunidades e a representação construtiva do rap na vida da juventude. Artistas locais também irão se apresentar no final do dia, continuando o bloco musical.
No domingo (24), o festival segue com uma roda de capoeira às 14h, realizada pelo grupo Raridade Negra. Após a apresentação, às 15h, participantes do MTST, da Bancada Negra e da Feira Agroecológica discutem a luta pelo direito à moradia e à revolução.
A expressão artística marca presença nesse segundo momento com um Baile Ball às 16h30 e a participação é aberta ao público. Para finalizar esses dias de exaltação a arte na periferia, a música volta a ser a protagonista do festival a partir das 18h, com apresentações dos artistas Melanina e Karma Marginal.
Sobre o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST)
O MTST é um movimento urbano que discute o direito à cidade, ao trabalho, à moradia, à alimentação, à cultura e ao lazer. Através do Festival Novo Quilombo, espera-se realizar uma troca de experiências entre a militância e aqueles que ainda não conhecem as pautas que fazem parte da luta. O objetivo é incentivar a arte na periferia e levar conhecimento sobre a realidade das pessoas que resistem na Ocupação Tereza de Benguela e tantas outras ocupações.
Endereço: Av. Alice Carolina, 339-455 – Cidade Universitária, Maceió – AL, 57073-415
Para mais informações acesse nosso Instagram @festivalnovoquilombo.