Lei estadual reconhece ações da FOCUARTE como Patrimônio Cultural e Imaterial de Alagoas 

Desde 2020, federação articula formação, circulação cultural e reconhecimento institucional para fortalecer os saberes populares no estado

 

Já reconhecida pela prefeitura de Maceió, as ações da Federação das Organizações da Cultura Popular do Artesanato Alagoano – FOCUARTE, agora recebe reconhecimento do Governo do Estado. Sancionada pelo Governador Paulo Dantas, a Lei n° 9.972 de 29 de dezembro do ano passado declara a entidade como Patrimônio Cultural e Imaterial de Alagoas.

A legislação, alinhada às diretrizes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), reconhece bens de natureza imaterial como práticas, celebrações e expressões artísticas que fortalecem a identidade de um povo sem depender de uma estrutura física. Na prática, isso significa que a Focuarte é reconhecida pelo valor de suas ações sociais e culturais.

Como a FOCUARTE se encaixa nesse contexto

Com atuação desde 2020, a Federação das Organizações da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (Focuarte) desenvolve ações voltadas à preservação e à difusão das tradições culturais em Alagoas. O trabalho da entidade envolve iniciativas de formação, intercâmbio de saberes e fortalecimento de grupos culturais em diferentes regiões do estado.

Além das celebrações, a Focuarte investe na base do setor cultural por meio de conferências formativas. Essas ações são voltadas ao empoderamento de mestres, brincantes e artesãos, oferecendo ferramentas de gestão e conhecimento técnico para profissionais de diversos municípios. 

A relevância da Federação foi chancelada pelo Governo Federal em 2024, quando a entidade recebeu o certificado de Pontão de Cultura, selecionada pelo Ministério da Cultura (MinC). Como Pontão, a Focuarte cumpre o papel estratégico de articular redes de pontos de cultura locais e gerir a Política Nacional da Cultura Viva em Alagoas, atuando como um elo decisivo entre a sociedade civil e o Estado. Através dessas ações, a FOCUARTE já reuniu mais de 5 mil pessoas e percorreu mais de 9 mil km no Estado. 

Últimas notícias

Inscreva-se para sempre receber as nossas novidades

Comente o que achou: