Maceió recebe oficina gratuita para artistas de terreiro e da periferia sobre criação de portfólio

O encontro será conduzido pela fotógrafa e produtora cultural Day Fidellis (Nambê) e a agente territorial de cultura Sara de Oliveira

Artistas de terreiro, produtores culturais, fazedores e fazedoras de cultura e jovens e adultos periféricos de Maceió terão a oportunidade de participar da oficina “Do fazer ao portfólio: como registrar e fortalecer a trajetória artística”, que acontece neste sábado (8), às 14h, no Templo Umbandista de Oxum Orum, localizado no bairro do Feitosa.

A atividade integra o Programa Agentes Territoriais de Cultura, uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e o Comitê de Cultura de Alagoas, com produção da Agente Territorial de Cultura Sara de Oliveira, que atua na região de Maceió.

A oficina propõe um espaço formativo e de troca, com a metodologia inspirada nas práticas de Paulo Freire, que prioriza o aprendizado coletivo e o reconhecimento da trajetória artística. Day Fidellis, conhecida religiosamente como Nambê, publicitária e fotógrafa que atua no campo cultural desde 2018, vai conduzir o encontro. Nambê iniciou sua carreira fazendo coberturas de eventos e se consolidou com registros fotográficos de terreiros. Ao longo dos anos, já colaborou com nomes e grupos como Afoxé Povo de Exu, Afro Dendê, Bloco Sururu da Lama, Coloral, Trupé de Massa e Petiscaria Vegana, além de ser fundadora da Nzinga Produções, voltada ao fortalecimento de artistas iniciantes.

O que vai acontecer no evento?

Durante o encontro, os participantes vão refletir sobre o reconhecimento de si enquanto artista, a importância do registro do fazer artístico, além de aprender sobre ferramentas de organização e escrita de portfólio. A programação inclui ainda momentos de partilha de trajetórias e exercícios práticos de elaboração de portfólios.

Encerrando a atividade, haverá uma celebração coletiva com o grupo Samba de Nega com Anny de Maria, vinculado ao terreiro, em um momento de integração entre arte, espiritualidade e comunidade.

Como participar?

As inscrições são gratuitas e limitadas a 30 vagas. Os interessados podem se inscrever por meio de formulário online, disponível nas redes sociais da produção (@diamondmuzi, @agentesculturais.al e @comitedecultura.al).

Serviço

O quê: Oficina “Do Fazer ao Portfólio: Como Registrar e Fortalecer a Trajetória Artística”

Quando: 08 de novembro, às 14h

Onde: Templo Umbandista de Oxum Orum (Rua Salvador Costa, nº 97, Bairro do Feitosa, Maceió/AL)

Inscrições: Gratuitas (30 vagas)

Últimas notícias

Inscreva-se para sempre receber as nossas novidades

Comente o que achou: