Mostra “Jaça Cria” promove a cultura feita pelos moradores do Jacintinho

Com a ideia de promover um evento para incentivar a criação de laços culturais entre os artistas do Jacintinho e a comunidade, visando a valorização das potências artísticas que existem no bairro, a I Mostra Jaça Cria vai ocorrer no dia 31 de Agosto, das 14h às 21h. A Mostra Cultural, que vai ter como palco a Praça do Mirante do Jacintinho (Bostão), tem a proposta de integrar diversos segmentos artísticos, gêneros, raças e idades em um evento que reúna manifestações culturais que fazem parte das vivências dos moradores.

A primeira edição do evento nasceu como uma culminância do Projeto Fábrica de Cultura, que foi realizado com os recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa para promover um espaço de trocas de aprendizados na elaboração de projetos, produção cultural e comunicação, voltado a artistas e agentes culturais atuantes no bairro do Jacintinho. Durante as aulas, os participantes foram estimulados a criar, planejar, produzir e avaliar, coletivamente, um evento que contemplasse as produções culturais do bairro, e assim nasceu o Jaça Cria. 

Atualmente, existem poucos espaços públicos de lazer no bairro, mesmo ele sendo rico em diversidade cultural e manifestações que resistem com a determinação e criatividade da comunidade. Assim, a programação do evento inclui  atividades como apresentações musicais, slam de poesia, bazar cultural, oficinas, exposição de artesanato e fotografia,brincadeiras infantis, corte de cabelo e tranças para promover a criação desses espaços. 

O Jacintinho, conhecido popularmente como Jaça, é um bairro que geralmente fica resumido no imaginário das pessoas como um local de criminalidade ou apenas um ponto de comércio. Porém, suas ruas, vilas e grotas são a casa e o palco de artistas que fazem música,  artesanato, fotografia, cinema, poesia, arte no papel e nos muros. O evento quer mostrar o verdadeiro potencial do bairro, evidenciando os talentos que surgem através das vivências de quem mora aqui.

Para o artista Lucas Oliveira, é a primeira vez produzindo um evento, e ele conta um pouco do sentimento de estar à frente dessa atividade. “Por ser minha primeira vez participando de um evento cultural, eu me sinto empolgado e grato. Eu sou um artesão, e é muito bom idealizar um evento onde podemos mostrar nossa arte para as pessoas. Me sinto privilegiado por poder demonstrar pelas minhas peças como é bom o sentimento de produzir, e é emocionante saber que as pessoas vão poder conhecer a cultura do artesanato feito com papel”, explicou.

O evento é de fundamental importância, já que a ocupação dos espaços públicos para promover lazer e cultura para a quebrada também é uma forma de reforçar o sentimento de pertencimento dos moradores, como destaca Mary Alves, que também está envolvida na produção do evento. “O Jaça Cria reafirma nosso orgulho e identidade. É um espaço onde podemos celebrar nossas raízes afro-brasileiras, dançar ao som das nossas músicas, admirar a arte que reflete nossas vivências e desafios, e, acima de tudo, sentir a força da nossa coletividade”, disse Mary Alves.

O Jaça Cria conta com o apoio das empresas Nega Raiz, Mirela Afro hair, Nagô Black, Maria Preta, Nildo Cabeleireiro e Kel cabeleireiro, Conexão, Proexc, ETA, Ufal, Casa de Direitos, Secretaria de Estado de Prevenção à violência, Escola Municipal Kátia Pimentel Assunção  e JCTZ film.

 

SERVIÇO

Mostra Jaça Cria

Data: 31/08 (sábado)

Horário: 14h às 21h

Local: Praça do Mirante no Jacintinho

Últimas notícias

Inscreva-se para sempre receber as nossas novidades

Comente o que achou: