Principais categorias:

Novo lançamento de Vitor Pirralho com Ney Matogrosso fala das marisqueiras afetadas pelos afundamentos em Maceió

“Quem é brás? quem é brás? quem é brás? quem?”

A destruição causada pela empresa Braskem que afetou diretamente os bairros situados na orla lagunar de Maceió, de onde centenas de pessoas, especialmente mulheres marisqueiras, obtém o sustento, é o cenário do novo single do alagoano Vitor Pirralho.

O single Mar ia é a terceira parceria de duetos entre Vitor Pirralho e Ney Matogrosso. A ideia surgiu através do projeto “Marias”, patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa RJ, por meio da Lei Paulo Gustavo, pelo edital de Artes Visuais.

Esse projeto foi proposto pela artista visual Isabela Sultani que convidou o rapper Vitor Pirralho, conhecido por sua profunda ligação com a música brasileira, a compor uma canção exclusiva para o projeto. Surgiu aí “Mar ia”. A gravação da canção aconteceu no Estúdio Gigante de Pedra no Rio de Janeiro, consagrando a trilogia na parceria entre Pirralho e Ney, além da produção musical de Yuri Queiroga, elevando ainda mais a magnitude da canção.

Em cima da ideia de Isabela, Pirralho compôs “Mar ia” pensando no nome Maria e fez um trocadilho com o mar, “o mar vinha, o mar ia”, e nesse movimento levantou uma problemática específica de Maceió sem abrir mão da riqueza que o tema atrelado ao nome Maria, o mais comum do país, carrega consigo.

Gibson Moraes

O problema da mineração causado pela empresa Braskem que afetou diretamente cinco bairros da capital alagoana, afundando-os e provocando a retirada em massa de milhares de pessoas de suas casas pelo risco de desabamento, é o tema principal da canção. Bairros situados na orla lagunar da cidade foram atingidos pela catástrofe, prejudicando tanto a moradia quanto o sustento de centenas de famílias que vivem da pesca e da extração do sururu, molusco que serve de alimentação e sustento financeiro daquelas pessoas, representadas em sua maioria por mulheres que catam, limpam, preparam e comercializam a iguaria. As conhecidas Marias marisqueiras foram muito bem representadas no videoclipe coreografado por Gibson Moraes e disponível no canal do YouTube de Vitor Pirralho.

Daí o teor da letra da canção, escrita por Vitor Pirralho, beat de Carlos PXT, produção e instrumentos de Yuri Queiroga e participação de Ney Matogrosso.

Assista agora:

Assessoria de imprensa com redação

Últimas notícias

Inscreva-se para sempre receber as nossas novidades

Comente o que achou: