Segmentos da cultura alagoana já contam os dias para a solicitação e aprovação do Projeto de Lei pelo Prefeito Ronaldo Lopes que reconhecerá mestres e grupos da cultura penedense.
Que Penedo é uma terra de grandes histórias, arte e cultura especiais nós já sabemos. Agora, os olhares da cultura alagoana se voltam mais uma vez para a tricentenária cidade às margens do Velho Chico para discutir no próximo dia 12, a partir das 8h da manhã, a Lei do Patrimônio Vivo para o município. A pauta será debatida na 7ª Assembleia da Focuarte que reunirá mestres, brincantes e artesãos de pelo menos 30 municípios do Estado no tradicional Theatro Sete de Setembro.
Animados pelo tema: “Em Penedo, o Patrimônio Vivo está em primeiro lugar!” A proposta do evento é que o prefeito Ronaldo Lopes acolha o PL e encaminhe para o legislativo com o objetivo de reconhecer homens e mulheres de notório saber e os grupos culturais com reconhecida atuação na manutenção da cultura local e estes passem a receber um subsídio mensal para o repasse de seus conhecimentos.
“Chegaremos em Penedo animados pelo trabalho de difusão, valorização e reconhecimento da Focuarte por todo o Estado. Atualmente já estamos em 11 municípios com a Lei do Patrimônio Vivo e os frutos já são possíveis de ver em diversas comunidades com o renascimento de cheganças, guerreiros e baianas. Estamos na torcida de que o prefeito Ronaldo Lopes possa receber com alegria a nossa proposta e abra o processo do RPV”, destacou João Lemos – presidente da Focuarte.
O encontro contará com uma roda de conversa, atividade com as associações de artesãos, cortejo cultural e apresentações culturais com a Nega da Costa (Quebrangulo), Chegança Bom Jesus dos Navegantes (Pão de Açúcar), Guerreiro Campeão Vencedor (Anadia), Guerreiro Treme Terra (Penedo), Reisado do Piau (Piranhas), Baianas dos Milagres (São Miguel dos Milagres), entre outros.
“Estamos animados e ansiosos pela chegada do encontro, será um dia de muita festa. A Lei do Patrimônio Vivo chegará em tempo para nos ajudar a caminhar com a nossa cultura e já na torcida para o prefeito Ronaldo aprovar”, disse Maria Francisca – mestra do guerreiro treme terra.
A 7ª Assembleia da Focuarte conta com o apoio cultural do Banco do Nordeste, Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa e Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude de Penedo.
Serviço:
7ª Assembleia Geral da Focuarte
Data: 12 de dezembro de 2024
Horário: 8h às 15h
Local: Theatro Sete de Setembro, Centro.
*Entrada gratuita