2º Ateliê Xica Manicongo de Cinema: promovendo criação cinematográfica trans e travesti

O evento celebra a resistência e a arte trans com atividades especiais e exibição de curtas cinematográficos produzidos por pessoas trans e travestis.

 

O 2º Ateliê Xica Manicongo de Cinema retorna em 2024, consolidando-se como um espaço de formação e criação cinematográfica exclusivo para pessoas trans e travestis. Este projeto, que homenageia a primeira travesti não indígena do Brasil, Xica Manicongo, destaca-se por seu compromisso com a memória e a resistência da comunidade trans, além de fomentar a produção artística e cinematográfica em Alagoas.

A iniciativa é realizada com recurso da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, a partir de uma coprodução entre Sambacaitá Produções e Maremoto Filmes e patrocínio do Sebrae Alagoas. Durante o ciclo formativo, uma equipe de profissionais capacitados ministrará módulos sobre os principais elementos técnicos da produção cinematográfica, culminando na produção de um filme enquanto produto final do projeto.

Antes do início do ciclo, a grande novidade é a Semana de Abertura, que contará com uma programação especial. No dia 29 de agosto, no Centro Cultural Arte Pajuçara, a partir de 18 horas, a atriz Kika Sena conduzirá uma roda de conversa sobre ‘A presença de profissionais trans e travestis no cinema brasileiro. Logo após, acontece a Mostra Xica Manicongo de Cinema Trans e Travesti Brasileiro com exibição de curtas-metragens dirigidos por pessoas T e, inclusive, a estreia do filme ‘Ainda escuto o céu embaixo d’água’, que foi realizado enquanto produto final do 1º Ateliê.

No dia 30 de agosto, no Carambola Lab, a partir das 17h, o evento contará com a Feirinha de Empreendedorismo Trans e Travestis com roupas, adesivos, prints, tatuagens, comida e muito mais. Por fim, a coletividade Umbral encerra a programação com uma noite de celebração ao pioneirismo e protagonismo de pessoas trans com uma line-up composta pelas djs Nega Alexia, Geni, Dandarona e Leviathan para a Pista Umbral a partir de 23 horas.

O 2º Ateliê Xica Manicongo de Cinema não só promove a visibilidade e o empoderamento da comunidade trans e travesti, mas também busca construir políticas públicas transformadoras por meio da arte e da educação, promovendo senso de coletividade para com a população.

Últimas notícias

Inscreva-se para sempre receber as nossas novidades

Comente o que achou: