O filme alagoano “Diafragma”, dirigido por Robson Cavalcante e produzido por Renah Berindelli, após uma trajetória premiada em diversos festivais, foi indicado a um dos maiores prêmios do cinema brasileiro, o Prêmio Grande Otelo 2024 na categoria Curta de Animação.
Disponível no site Porta Curtas para visualização gratuita e votação pública até 10 de junho, a animação retrata a história de um menino adaptando-se à perda de visão devido ao diabetes.
A indicação ao Grande Otelo destaca a produção alagoana e reforça o potencial do mercado de animação local. O roteirista, animador e diretor Robson Cavalcante expressa entusiasmo pela maior visibilidade e impacto cultural proporcionados pela indicação.
“Estamos na expectativa. A animação é uma semente que está começando a brotar em terreno alagoano e que, se bem cultivada, irá se multiplicar através dos olhares de diferentes autores e autoras.”, aponta o artista.
Recentemente, o filme entrou no catálogo no streaming SPcine Play, disponível também com acessibilidade em Libras e Audiodescrição.
Realizado com recursos da Lei Aldir Blanc e distribuído com apoio do Sebrae Alagoas, “Diafragma” é o primeiro projeto de animação da Sambacaitá Produções.
O filme já foi exibido em eventos como o Olhar de Cinema (PR) e a Mostra de Cinema de Tiradentes (MG), recebendo prêmios em festivais como o de Arapiraca (AL) e o Florianópolis Audiovisual Mercosul (SC).