Livraria Novo Jardim promove Bate-papo Literário para celebrar a poesia contemporânea

O evento gratuito contará com a presença de Adelaide Ivánova, Ana Maria Vasconcelos, Lucas Litrento, Pedro Bomba e mediação de Carol Sartomen

A Livraria Novo Jardim realiza, no dia 07 de outubro, às 19h, no Centro Cultural Arte Pajuçara, o evento Bate-papo Literário. Gratuito e aberto ao público, o encontro reúne autores e autoras de diferentes estados em uma conversa sobre escrita, circulação e premiações na área da literatura no Brasil.

A iniciativa nasceu do interesse em dialogar sobre a literatura brasileira contemporânea a partir da perspectiva de quatro escritoras/es nordestinas/os de relevância nacional. Segundo Richard Plácido, escritor e um dos coordenadores da Livraria Novo Jardim, a proposta faz parte de um esforço contínuo para fortalecer o sistema literário nacional.

“Estamos atentos ao que acontece no cenário literário brasileiro e alagoano e, na medida do possível, buscamos dialogar com quem colabora nessa construção. É uma tentativa, sempre na linha do risco”, ele afirma.

Entre os convidados está Adelaide Ivánova, jornalista, poeta e ativista pernambucana, radicada em Berlim desde 2011. Autora de livros traduzidos em vários países, recebeu o Prêmio Rio de Literatura por “O martelo” (2018) e o Prêmio APCA de melhor poesia por “ASMA” (2025), também semifinalista do Prêmio Oceanos e do Jabuti.

De Alagoas, participa Ana Maria Vasconcelos, poeta, professora e doutora em Teoria e Crítica Literária pela Unicamp. Publicou, entre outros livros de poesia,  “O rosto é uma máquina aquosa” (2023) e “Longarinas” (2024), ambos semifinalistas do Prêmio Oceanos, além de ter poemas em revistas como Ouriço e Peixe-Boi.

A cena literária alagoana também é representada por Lucas Litrento, autor dos livros de poesia “Os meninos iam pretos porque iam” (2019) e “PRETOVÍRGULA” (2023).  Publicou também o livro de contos “TXOW” (2020), semifinalista do Prêmio Oceanos e com 2ª edição revisada em pré-venda pelo site da Loitxa Lab.

Completa o time Pedro Bomba, poeta sergipano, pesquisador, mestre em Comunicação pela UFMG. Autor dos livros “O chão dispõe a queda” (2017), “Pra quem não sabia nadar” (2019) e “Extremamente barulhentos certos assuntos, por exemplo” (2023), também desenvolve trabalhos em poesia sonora e videopoesia.

A mediação da conversa fica por conta da Profa. Dra. Carol Sartomen, pesquisadora de literaturas modernas e contemporâneas, atualmente professora visitante na Universidade Federal de Alagoas. Atuou como docente na UFMS e na UEMS, e integra o Grupo de Trabalho Intermidialidade: Literatura, Artes e Mídias (ANPOLL).

A expectativa ao convidar poetas de fora do estado para dialogar com a cena literária local está justamente em criar conexões entre diferentes contextos geográficos, sociais e políticos. Adelaide e Pedro são destaques da literatura nacional, assim como Ana e Lucas, e esse encontro de trajetórias provavelmente gerará conversas enriquecedoras.

Após o bate-papo, a noite continua com um sarau aberto ao público, às 20h30, na Kero Mais Sandubaria, espaço parceiro, assim como o Arte Pajuçara. O sarau terá clima de encontro, em que o público poderá conversar com os autores e autoras, pedir autógrafos e também subir ao microfone para leituras livres.

Serviço

Bate-papo Literário

Data: 07 de outubro de 2025

Horário: 19h

Local: Centro Cultural Arte Pajuçara, Av. Dr. Antônio Gouveia, 1113 – Pajuçara, Maceió (AL)

Acesso: Gratuito e aberto ao público

Sarau

Horário: 20h30

Local: Kero Mais, Rua Luiz Campos Teixeira, 921 – Ponta da Terra, Maceió (AL)

Descrição: Espaço de leituras livres, interação com os autores e autógrafos.

Acesso: Gratuito e aberto ao público

Últimas notícias

Inscreva-se para sempre receber as nossas novidades

Comente o que achou: