Após quatro dias de atividades, a 15ª Universidança chega ao último dia com oficinas, performances e mostra artística na UFAL.
A Universidade Federal de Alagoas (UFAL), por meio do curso de Licenciatura em Dança, realiza a 15ª edição da Universidança. Com o tema “Rupturas que dançam – a arte das encruzilhadas”, o evento propõe um diálogo entre a universidade e os saberes ancestrais e populares. A edição destaca as artes que acontecem nas rupturas e nas margens, essenciais para o processo formativo das sociedades.
A Universidança começou no dia 7 e encerra-se nesta sexta-feira (10), após quatro dias de programação com oficinas, performances, mesas-redondas e mostras artísticas e audiovisuais. A proposta é fortalecer a troca entre o curso de Dança e a comunidade artística alagoana, reunindo estudantes, egressos e convidados.
O evento foi organizado por estudantes do 5º período do curso de Licenciatura em Dança do ICHCA/UFAL, sob a coordenação da professora Ana Clara Santos Oliveira, o evento conta com o apoio da Pró-reitoria de Extensão, do Centro Acadêmico de Dança, da Escola Técnica de Artes e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI).
Encerramento nesta quinta-feira (10)
O último dia da Universidança é marcado pelas últimas oficinas e pela Mostra Artística que começa a partir das 19h, no espaço Céu da Escola Técnica de Artes (ETA). A recepção será com a DJ Danni Lanças, seguida das apresentações de estudantes, egressos e artistas convidados.
Entre as apresentações estão:
• Xirê Lonã – Atlas dos Santos
• Ori Taiti – Grupo Mandala
• Águas do mundo, águas da vida – Vini Santos e Brenda Ybounce
• Feitiço de Bem-Querer – Kamilla Mesquita
• Flamenco Passion, sob olhares – Cybelle de Lima
• Te Vas – Anne Kellen
• Mixagem Coreográfica – Adrielle Santos
• Dança do Ventre “Soraya” – Ana Clara Santos
• Raízes do Sururu: Memória da Terra e da Festa – Grupo Lagunar
Programação (10/10)
9h – Oficina de Twerk, com Malu (Sala de Corpo 2 – ICHCA)
10h30 – Oficina Omi Ijó: Dança das Águas (Sala de Corpo 2 – ICHCA)
15h às 16h30 – Oficina Sex Siren Runway, com Lua Carranca (Sala de Corpo 1 – ICHCA)
19h – Mostra Artística (Espaço Céu – ETA)
19h – Recepção com DJ Danni Lanças
20h – Início das apresentações
21h – Encerramento com DJ Danni Lanças
No dia 11, haverá o after no Barzarte, a partir das 21h, com o Peytudah Mini-Ball, evento da Casa Carranca voltado ao diálogo e ao cuidado sobre o câncer de mama em pessoas trans. Os ingressos estão à venda no Instagram do grupo.