Bumba Meu Boi reúne 40 grupos em grande cortejo neste domingo (29) em Alagoas

Foto: Reprodução: Instagram- Ligadobumbameuboial

Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil e da Humanidade, o Bumba Meu Boi ganha as ruas alagoanas em um grande cortejo neste domingo (29), com apresentações simultâneas em oito polos culturais. O evento, promovido pela Liga do Bumba Meu Boi de Alagoas, reúne 40 grupos de diferentes regiões do estado, celebrando uma das manifestações mais importantes da cultura popular brasileira.

Com raízes no período colonial e forte influência das culturas indígena, africana e europeia, o Bumba Meu Boi permanece vivo em Alagoas graças ao trabalho contínuo de mestres, brincantes e artistas populares. A articulação estadual dessa tradição é liderada pela Liga do Bumba Meu Boi, entidade com quase 20 anos de atuação dedicada à valorização, visibilidade e preservação da cultura boieira.

O tradicional Cortejo do Dia Nacional do Bumba Meu Boi, integra a programação junina do estado e marca um dos momentos mais aguardados do calendário cultural.

Este ano, as apresentações acontecem simultaneamente a partir das 10h em oito polos culturais: Praça das Mulheres (Jatiúca), Balança da Praia (Pajuçara), Praça Guimarães (Poço), Praça da Guarda Municipal (Zona Sul), Praça do Acauã (Graciliano Ramos), Vila de Esportes (Centro da Barra Nova), Igreja Nossa Senhora da Conceição (Barra de Santo Antônio) e Praça Padre Cícero (Barra de Camaragibe).

Entre as atrações, o público vai poder conferir performances vibrantes de grupos consagrados como Boi Africano, Cobra Negra, Pura Raça, Jaguar, Trovão, Kimera, Imperador, Pérola, Vingador, entre muitos outros. As apresentações seguem ao longo do dia, encerrando por volta das 17h.

Desde 2004, a Liga organiza o festival anual do Bumba Meu Boi, que se consolidou como um dos principais eventos juninos de Alagoas. Além de preservar a tradição, o festival movimenta a economia criativa local, gerando emprego e renda para cerca de 4,5 mil pessoas, direta e indiretamente.

Em 2024, o evento foi oficialmente incluído no calendário cultural do estado, por meio de uma lei sancionada pelo governo.

A Liga do Bumba Meu Boi é formada por 40 grupos filiados e nasceu da união dos próprios brincantes em um momento de pouca valorização da manifestação. Hoje, é referência na promoção da cultura popular no estado e continua seu trabalho de resistência, celebração e afirmação da identidade alagoana.

Últimas notícias

Inscreva-se para sempre receber as nossas novidades

Comente o que achou: