O Circuito Penedo de Cinema 2025 está com inscrições abertas a partir desta quarta-feira (21). Realizadores de todo o Brasil podem aproveitar essa oportunidade para apresentar seus trabalhos em um dos principais eventos audiovisuais do país.
O evento é promovido pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), e pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).
A edição deste ano acontecerá de 10 a 16 de novembro, na cidade histórica de Penedo (AL). Toda a programação será gratuita e contará com exibição de filmes, atividades acadêmicas, oficinas, debates e atrações culturais.
O circuito abrange cinco mostras, tanto competitivas quanto não competitivas:
-
18º Festival do Cinema Brasileiro de Penedo
-
15º Festival de Cinema Universitário de Alagoas
-
15º Encontro do Cinema Alagoano
-
12º Festival Velho Chico de Cinema Ambiental
-
15ª Mostra de Cinema Infantil
Segundo Mellina Freitas, secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, o evento reafirma o papel de Alagoas no cenário nacional.
“O Circuito Penedo de Cinema já é um marco na agenda cultural do país. Ele fortalece Alagoas como um polo de produção, difusão e formação na área. A cada edição, reafirmamos nosso compromisso com a democratização da cultura, oferecendo acesso gratuito e oportunidades aos talentos do cinema brasileiro”, afirmou a secretária.
As inscrições seguem abertas até o dia 4 de julho de 2025 e devem ser realizadas online, através da plataforma FilmFreeway, no site:
👉 https://filmfreeway.com/CircuitoPenedodeCinema
Para participar, é necessário hospedar os filmes em plataformas como YouTube ou Vimeo (com link privado ou senha), ou em serviços de nuvem como Google Drive ou Dropbox, garantindo acesso para download até o prazo final.
Cada participante pode inscrever apenas uma obra por mostra. No caso de curtas-metragens, a duração máxima permitida é de 25 minutos, e a produção deve ter sido realizada a partir de 2023.
Para a Mostra de Cinema Infantil, serão aceitos curtas-metragens nacionais com classificação indicativa “Livre” e que tenham sido produzidos nos últimos cinco anos.
O Circuito manterá o formato híbrido, com programação presencial em Penedo e conteúdo online disponível para o público de todo o Brasil. Dessa forma, o evento amplia seu alcance e fortalece o acesso à cultura audiovisual em diferentes regiões.
*Com informações da assessoria