Principais categorias:

Coco de roda Reviver vai levar cultura alagoana pela primeira vez para o Catar

Eles são do bairro de Bebedouro e estão ativos há mais de 20 anos com suas músicas cativantes e letras simples, genuinamente alagoanas

O Grupo Cultural do Coco de Roda Reviver é um dos mais tradicionais do estado de Alagoas. Eles são do bairro de Bebedouro e estão ativos há mais de 20 anos com suas músicas cativantes e letras simples, genuinamente alagoanas. Agora, os integrantes estão com uma nova missão: levar a nossa riqueza cultural para outro lado do mundo, no Catar.

A viagem é só em agosto, mas os ensaios já começaram e estão em ritmo acelerado até o grande dia. O coletivo encara as consequências do afundamento do solo, isso porque o Bebedouro, bairro sede do grupo, foi um dos cinco bairros afetados. Agora, eles ensaiam no bairro do Ouro Preto.

As raízes do ritmo, batida e pés fortes foram mantidas, mas o coletivo traz uma novidade nas suas músicas que dá uma toque de delicadeza às apresentações: o violino.

Segundo Wislay Silva, integrante do Reviver, eles inovaram trazendo o violino para homenagear um rabequista, acordeonista e compositor brasileiro, natural de Alagoas.

“O coco inovou trazendo o violino, para representar rabeca e tem feito sucesso todos esses anos junto da bateria. A bateria traz esse som encorpado e o violino com a melodia mais suave”, explicou.

Roberto Calheiros, presidente do coletivo, conta que eles estão ansiosos e com muita expectativa. O grupo não vê a hora de viajar mais de 10MIL km, para levar um pedaço da cultura alagoana para o resto do mundo.

“A gente vem de um bairro que passou todos esses problemas que é Bebedouro e conseguir levar o grupo ano passado para o Festival do Folclore em São Paulo e daí abrir as portas para o mundo é uma sensação incrível. Estamos bastante ansiosos e preparados para representar bem Alagoas e também o Brasil no Catar”, relata.

O coco de roda Reviver foi cinco vezes campeão do Concurso do Murilo, no Jacintinho. Em 2004, venceu o concurso do Cheiro da Terra. Foi campeão, em 2011, do Festival Alagoano de Coco de Roda. Em 2016, venceu o concurso da UESA, único título que ainda não possuía.

O Coco de Roda patrimônio é cultural imaterial do Estado de Alagoas.

Últimas notícias

Inscreva-se para sempre receber as nossas novidades

Comente o que achou: