Principais categorias:

Quais são os patrimônios em recuperação e restauração pela Braskem?

Todos os bairros tem a sua própria história. Com o Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol não seria diferente. Muitas dessas histórias foram interrompidas por causa da mineração da Braskem. No entanto, diversos imóveis históricos estão sendo preservados. Essa ação faz parte do Termo de Acordo Socioambiental de 2020, firmado entre o Ministério Público Federal (MPF), a Braskem e outros órgãos, após a instabilidade do solo causada pela mineradora.

Foram identificados 37 imóveis históricos que devem ser restaurados e preservados, incluindo a Sociedade Nossa Senhora do Bom Conselho e a Paróquia de Santo Antônio de Pádua.

Desde 2021, o estilo arquitetônico desses imóveis foi documentado com fotos e escaneamento a laser. A manutenção e preservação começaram no final de 2022, com 21 imóveis já restaurados.

Especialistas descobriram novas histórias e características durante as restaurações. Na Igreja de Santo Antônio de Pádua, por exemplo, mosaicos de cerâmica foram revelados. O Solar Nunes, do século 19, também passou por importantes restaurações.

Entre os imóveis de valor histórico estão: Sociedade Nossa Senhora do Bom Conselho, Capela Nossa Senhora do Bom Conselho, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Associação do Magistério (SINTEAL), Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, as Casas Gêmeas (VERDE e ROSA), Casa de Saúde Miguel Couto, Colégio Municipal Braga Neto, Paróquia de Santo Antônio de Pádua e muitos outros.

Além da preservação arquitetônica, a Braskem tem a obrigação de apoiar manifestações culturais locais. O grupo Coco de Roda Reviver, com 24 anos de história, recebeu apoio e representará Alagoas em um festival no Catar.

Últimas notícias

Inscreva-se para sempre receber as nossas novidades

Comente o que achou: